Vereador pede resgate de brincadeiras e cria PL para celebrar Dia Municipal do Brincar
10/10/2014 09h52 - Atualizado em 10/10/2014 09h52
Por: Sarah Gonçalves
A brincadeira não é só uma necessidade infantil. O lazer e a diversão são necessários para toda família. Como forma de reforçar a relevância da brincadeira para o desenvolvimento de uma infância saudável e despertar a consciência pública para a importância da promoção de cuidados especiais dirigidos ao público infantil, o vereador Sergio Nogueira (PSB) criou o Projeto de Lei nº 104/2014, que institui o Dia Municipal do Brincar, a ser comemorado no dia 10 de outubro em Dourados.
A Câmara de Vereadores aprovou o PL e o Dia passa a integrar o calendário oficial de eventos do município. Conforme Sergio Nogueira, a data terá como objetivo “promover espaços de brincadeiras infantis coletivas; resgatar antigas brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento da criança; valorização, troca de experiências e cooperação entre os educadores e sociedade; integrar crianças de diferentes regiões da cidade através do brincar, da lateralidade e socialização”.
Durante o Dia, serão realizados eventos em locais que possibilitem a integração das crianças, como parques, praças, escolas, igrejas, entre outros. “Acontecerão brincadeiras de roda, ginástica, danças, circo, gincanas, campeonatos, teatros, apresentações musicais e sorteios de brinquedos, bicicletas, de bolsas de estudos, etc. Queremos resgatar as brincadeiras que tínhamos antigamente, sair um pouco do mundo tecnológico”, afirma o vereador.
Para Sergio Nogueira, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem nortear as interações e a brincadeira. “A atividade de brincar desempenha um papel fundamental, estruturador no desenvolvimento integral da criança. Através do brincar, crianças estabelecem relações sociais saudáveis, além de desenvolver essenciais percepções com o mundo exterior”, considera.
O Dia Municipal do Brincar constitui-se em mais do que um dia festivo, é uma ação educativa que agrega ações conjuntas da sociedade para fortalecer o respeito à dignidade e aos direitos da criança. “É fundamental para as crianças que os pais brinquem com elas. A sugestão é relembrar brincadeiras da época dos pais, construir algo com os filhos ou simplesmente só deem risada juntos”, propõe o vereador.