Sergio Nogueira defende ações da Secretaria de Agricultura Familiar
26/07/2013 08h08 - Atualizado em 26/07/2013 08h08
Por: Sarah
O vereador Sergio Nogueira (PSB) tem acompanhado de perto as ações da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária – SAFES. Para o vereador, que tem formação como técnico em Agropecuária pelo o Centro de Educação Rural em Aquidauana (CERA), ações como as que estão sendo empreendidas pela SAFES devem merecer a atenção e apoio de todos os que desejam uma alimentação de qualidade e com menos agrotóxicos em Dourados.
O secretário Landmark Ferreira Rios assumiu recentemente a SAFES e desde o início convidou Sergio Nogueira para conhecer os projetos que tinha em mente para implantar no município. O vereador esteve no local onde funciona a SAFES ainda na primeira semana e acompanhou de perto o Projeto piloto de implantação de dez hortas na sexta linha, próximo a Vila Vargas, com financiamento pelo Banco do Brasil. “Sitiantes, pequenos produtores podem ter acesso a financiamentos e com isto é esperado um aumento do plantio de hortas e aumento do chamado cinturão verde em torno da zona urbana”, acredita Sergio.
Outro programa acompanhado pelo vereador Sergio Nogueira, mas que é do Governo Federal é o “Mais Educação”, em que as escolas podem optar por aulas de artes, músicas, prática de atletismo, reforço escolar e plantio de hortas, entre outros. “Cada escola pode aderir a até três projetos do Governo Federal e o plantio de hortas garante para a escola que receberá R$ 3.600,00 para auxílio a um horticultor no período de um ano, mais R$ 4.700 para a aquisição de carrinho de mão, mangueiras, regadores, enxadas e outros equipamentos utilizados no projeto. Das escolas do município de Dourados, temos sete que estão desenvolvendo o projeto e mais sete que desejam iniciar no próximo ano”, afirma Nogueira.
O vereador ainda acompanhou o secretário Landmark em visita feita ao Deputado Federal Vander Loubet, com o objetivo de estreitar os laços com Brasília e também para viabilizar projetos que venham atender as demandas de Dourados em vários setores.
Segundo o professor Pablo Andre Crespan, que dirigiu, coordenou e lecionou na Escola Agrícola de Dourados e atualmente está na Secretaria Municipal de Educação – SEMED, existe a possibilidade de receber em 2014 uma Patrulha Mecanizada. Já a SAFES protocolou pedidos através do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) e espera receber maquinários modernos e que atendam as demandas para o próximo ano. Atualmente conta com três tratores funcionando e prontos para atender necessidades mais urgentes no projeto, como gradear o solo e auxiliar no preparo das pequenas propriedades.
O vereador Sergio Nogueira acredita que a meta do secretário de Agricultura Familiar em auxiliar na implantação de 300 hortas em Dourados será possível de ser alcançada. “Se depender de mim, todo auxílio possível da Câmara de Vereadores será convergido neste propósito de cooperar com a divulgação das vantagens das escolas, Centros de Educação Infantil, igrejas, ONG’s e proprietários de terrenos baldios investirem no cultivo de hortas”, enfatiza.
De acordo com o vereador, “existem muitos espaços ociosos, verdadeiros vazios que podem ser utilizados com o objetivo de produzir o alimento da melhor qualidade, como verduras, hortaliças e que vão contribuir para uma melhoria na qualidade alimentar e na saúde das crianças nas escolas e nas mesas das famílias. É muito importante destacar que os professores estão abertos para apoiarem este projeto, pois sabem da sua importância, os professores acreditam que é uma forma de instruir seus alunos nas atividades extraclasse, os alunos aprendem de forma divertida e prática”.
Sergio Nogueira acredita que um trabalho articulado entre a Semed e SAFES vai contribuir em pouco tempo para melhorias na saúde da população, diminuindo o índice de doenças provocadas por falta de vitaminas que estão presentes nas hortaliças e verduras.