Sergio Nogueira apresenta Projeto de Lei que estabelece Programa Horta na Escola
25/10/2013 08h19 - Atualizado em 25/10/2013 08h19
Por: Sarah
Criar medidas de incentivo ao desenvolvimento de hortas nas escolas, como forma de promover a educação e o desenvolvimento. Este é o principal objetivo do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Sergio Nogueira (PSB) na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, que estabelece o Programa Horta na Escola. O Projeto passará pela Comissão de Justiça, Redação e Legislação e será votado em breve.
De acordo com o vereador, o Programa Horta na Escola, visa “promover a educação alimentar, a conscientização ambiental, noções de aproveitamento de material reciclável, entre outras formas de complementação curricular afim”. Sergio Nogueira considera que, com o avanço das tecnologias de informática, cada vez mais crianças e jovens deixam de se envolver em atividades que incluam contato com o solo, plantio e o meio ambiente.
Neste sentido, com o projeto apresentado, o Poder Público ficaria responsável por promover atividades pedagógicas nas escolas do município, seguindo ações como: incentivar a criação e cultivo de hortas nas escolas; conscientizar os estudantes sobre a importância da educação alimentar, da higienização dos alimentos, da proteção ao meio ambiente, fertilização do solo, noções de aproveitamento de material reciclável, entre outros; e, ainda, promover eventos que envolvam toda a comunidade escolar para a conscientização a participação no cultivo das hortaliças e plantas a serem cultivadas.
Um exemplo a ser seguido é a Escola Municipal Neil Fioravanti – CAIC. Em 2011, os funcionários da escola começaram a trabalhar com uma horta pequena e hoje conta com um grande espaço. “Hoje os alunos têm atividades voltadas ao cultivo de hortaliças como: alface, salsinha, cebolinha, couve, repolho, etc. Além desses produtos que são oferecidos na alimentação da cantina, a horta contribuiu no sentido da aprendizagem, saber que é possível os próprios alunos cultivarem em um pequeno espaço no quintal de suas próprias casas e melhorar a alimentação”, afirma o diretor José Vicente Tardivo.