Vereador visita posto de Saúde da Seleta para o “Novembro Azul”

19/11/2013 19h46 - Atualizado em 19/11/2013 19h46

Por: Sarah

O mês de novembro é voltado à conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento “Novembro Azul” surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Pensando nisso, o vereador Sergio Nogueira (PSB) realizou visita no posto de Saúde da Seleta para pedir informações sobre as atividades que serão realizadas naquela localidade.

Segundo o vereador, campanhas de prevenção e combate são necessárias, pois “orientar os homens sobre câncer de próstata, falar sobre a importância de exames preventivos, são ações que têm o objetivo de incentivar a população masculina a se cuidar”.

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. A doença é a segunda causa de morte por câncer entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. “O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, porque nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula”, disse o vereador.

Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros. De acordo com a SBU, são 60 mil novos casos por ano, sendo que 20 mil homens morrem por conta da doença. A expectativa da instituição é de que um a cada seis terá esse câncer e que um a cada 36 morrerá em decorrência da doença.


Durante a visita, o vereador conversou com alguns homens sobre a prevenção do câncer de próstata
Sergio Nogueira conversa com os funcionários do Posto de Saúde

Anterior
Anterior

Sergio Nogueira pede informações sobre cirurgias no Hospital Universitário da UFGD

Próximo
Próximo

Moradores da Sitioca Campina Verde pedem melhorias para o bairro