Vereador quer o cumprimento da Lei que institui Semana da Pessoa Surda e com Deficiência Auditiva

19/02/2014 14h06 - Atualizado em 19/02/2014 14h06

Por: Sarah

A cidade de Dourados agora terá a Semana Municipal da Pessoa Surda e com Deficiência Auditiva. Isso porque o vereador Sergio Nogueira (PSB) elaborou a Lei nº 3.752, que foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB). A proposta é promover eventos, campanhas e atividades de conscientização social.

A lei institui comemorações acerca do Dia Municipal e Nacional do Surdo, 26 de setembro. Para Alexandra Mara Pereira, tradutora/intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, essa é uma conquista para toda comunidade. “A semana será essencial para desenvolvermos a conscientização da capacidade do indivíduo surdo, como por exemplo, as potencializações no trabalho. Também, para tentar mudar alguns conceitos sobre a inclusão do surdo na sociedade”, afirma.

Conforme o vereador Sergio Nogueira, a ideia é que, durante a Semana Municipal da Pessoa Surda e com Deficiência Auditiva, haja eventos, campanhas, atividades de conscientização quanto a prevenção de transtornos auditivos, das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para desenvolvimento da inclusão social de pessoas surdas, a conscientização das dificuldades e potenciais, e ainda, combate ao preconceito e a discriminação.

Sergio Nogueira se reuniu no início do mês de fevereiro com representantes do segmento que estão criando a Associação dos Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas. A tradutora/intérprete Alexandra esclarece que “o vereador incentivou a efetivação da Associação. Considerou que através desse trabalho poderemos convidar e articular com os demais segmentos, para levar informações à sociedade. Queremos realizar seminários, palestras em escolas, falar sobre a importância da comunicação em Libras”.

O vereador do PSB acredita que, instituída essa semana e com a regularização da Associação, “a comunidade surda e não surda ganha, pois haverá uma valorização das pessoas. Toda pessoa com deficiência tem algo que a diferencia e que causa um carinho e atenção especial das demais”.


Sergio Nogueira se reúne com representantes da Associação dos Surdos para discutir ações em defesa e garantia dos direitos

Anterior
Anterior

Dia Internacional da Mulher!

Próximo
Próximo

Programa Reflexão (28/01/2014) entrevista com Marisa Lobo - parte II