Sergio Nogueira mobiliza coleta de assinaturas para medidas do MPF contra corrupção
11/09/2015 10h51 - Atualizado em 11/09/2015 10h51
O vereador, com apoio de colaboradores, colheu 1.300 assinaturas na primeira fase da Campanha em Dourados
Por: Sarah Gonçalves
Os Ministérios Públicos Federal e Estadual estão promovendo a campanha nacional as “10 medidas contra a Corrupção”, que apresenta propostas de mudanças legislativas para melhorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade no Brasil. O vereador Sergio Nogueira (PSB) aderiu ao projeto e realizou diversas ações para coletar assinaturas em Dourados. Foram entregues, nesta primeira fase de Campanha, 1.300 assinaturas ao procurador da república do MPF, Marco Antônio Delfino de Almeida.
O MPF pretende recolher essas assinaturas em todo o País para apresentar ao Congresso um projeto de iniciativa popular contra a corrupção e a impunidade. São necessárias 1,5 milhão de assinaturas para apresentação do projeto. O vereador explica que a iniciativa não tem vinculação partidária, a sociedade é chamada a apoiar e defender as medidas, conclamando o Congresso a promover as alterações necessárias na legislação.
O parlamentar participou dos atos de lançamento da campanha em Campo Grande e em Dourados. “Durante os eventos foram expostos dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, que estimam que cerca de R$ 200 bilhões são desviados no Brasil por ano. A corrupção é o câncer do nosso país e todos devemos nos unir para combatê-la”, afirma Sergio Nogueira.
Para o procurador Marco Antônio Delfino de Almeida, o projeto é fundamental pelo momento que o país está vivendo, principalmente pelo fato da população estar indignada. “Desemprego, índices de elevação de preço, muitas dessas situações são ocasionadas pela corrupção. É fundamental que a população canalize essa indignação não para uma medida que dure apenas uma manhã, mas uma medida que dure gerações, como alteração na legislação”, destaca.
Entre as dez propostas estão: prevenção à corrupção; penas mais severas; devolução do dinheiro desviado; sistema de justiça mais eficiente; entre outras. “Essas alterações servirão para que os corruptos sejam intimidados, não tenham facilidade para obtenção de vantagens. A população precisa se engajar neste processo, para que as próximas gerações tenham um Brasil melhor. E isso só vai ocorrer quando não tivermos corrupção”, ressalta o procurador.
Durante esses primeiros dois meses de Campanha, o vereador Sergio Nogueira instalou um ponto de coletas na Praça Antônio João, visitou escolas e distribuiu listas de apoiamento nas igrejas. “Agradeço imensamente o apoio da minha equipe, do Dr. Laércio R. Felipe, Escola CAIC, pastores do Conselho dos Pastores Evangélicos de Dourados – Conped e igreja Católica que também estão engajados na mesma luta contra toda espécie de corrupção e trabalham por um país mais justo, finaliza.
Para participar do movimento, a assinatura pode ser feita pelo endereço na internet: http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas.