Sergio Nogueira encaminha projeto de lei que estabelece o Dia Municipal do Capelão
05/06/2014 09h41 - Atualizado em 05/06/2014 09h41
Por: Sarah
A prestação de assistência religiosa em entidades civis e militares de internação coletiva é conhecida como capelania. Esta função é regulamentada e assegurada pela Constituição Federal, como Direito Fundamental. Como forma de enaltecer este trabalho, o vereador Sergio Nogueira (PSB), apoiado por todos os vereadores, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que estabelecem Dourados, o Dia Municipal do Capelão, a ser comemorado anualmente no dia 21 de junho.
A capelania no Brasil é um cargo exercido por um ministro religioso, geralmente pastor ou padre, sendo responsável pelo acompanhamento de pessoas que o requeiram voluntariamente. Segundo o vereador, “o capelão presta um serviço de auxílio espiritual, sem desrespeitar nenhuma religião e em consonância com as normas e regulamentos das instituições em que são promovidas”.
O vereador Serigo Nogueira considera que o trabalho de capelania é um ato de doação, que passa, inclusive, por riscos, dependendo do ambiente em que se desenvolve. “Os capelães atuam como conselheiros, ouvidores, contadores de história, orientadores, promotores de alegria nestes ambientes”.
O capelão desenvolve trabalhos em escolas, universidades, corporações militares, presídios, hospitais, entre outros ambientes. O pastor Cícero Marcos Carvalho é capelão hospitalar há três anos, para ele, ter este dia comemorativo é “reconhecer este trabalho como uma função social e muito relevante para toda sociedade. Eu só tenho que agradecer ao vereador por esta iniciativa, que será uma grande benção de Deus para o trabalho de capelania e para todos os capelães que atuam nesta área em Dourados”.
Para Sergio Nogueira “é inegável a relevância social das atividades de capelania, considerando sua relação com as pessoas envolvidas, em promover conforto, consolo e sabedoria para administrar estados de angústias e tribulações em que se encontram. Por essa razão é que cidades como São Paulo já agregaram ao calendário municipal um dia para comemações voltadas aos capelães e Dourados também está no mesmo rumo”.
Escolha da data
A data 21 de junho como o Dia Municipal do Capelão refere-se ao dia do nascimento do capelão pastor João Filson Soren, que serviu como capleão militar do 1° Regimento de Infantaria das Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB).