Sergio Nogueira defende convênios de Pestalozzi e Apae de Dourados
08/10/2015 11h26 - Atualizado em 08/10/2015 11h26
Por: Sarah Gonçalves
O Governo Estadual, através da Secretaria de Educação, visando redução de custos, cortou em 20% o número de professores cedidos para as entidades assistenciais que atendem portadores de necessidades especiais, como Associação Pestalozzi e Apae de Dourados. Diante disso, o vereador Sergio Nogueira (PSB) sugeriu a utilização da tribuna livre da Câmara Municipal para que as instituições manifestassem suas preocupações mediante o corte nas cedências.
Na sessão de 5 de outubro, a diretora da Pestalozzi, Vera Lúcia Moreno Di Dio, esclareceu aos vereadores os prejuízos causados pela medida do Governo Estadual. O vereador Sergio Nogueira, também utilizando a tribuna ressaltou a importância da Associação. “Há 30 anos, a Pestalozzi presta um excelente serviço à educação especial, diversos serviços na área de saúde e de assistência social com qualidade. Atende alunos de todas as idades, desde recém-nascidos até adultos”, menciona o parlamentar.
Em Dourados, a Pestalozzi mantém a Escola Especializada Arco Iris, com a finalidade atender portadores de deficiência cognitiva, associada ou não a outras deficiências ou síndromes e distúrbios neuromotor. São oferecidos atendimentos específicos nas áreas de: Fonoaudiologia; Psicologia; Terapia Ocupacional; Equoterapia; Odontologia; Médica (Neurologia, Pediatria, Psiquiatria e Ortopedia); Serviço Social e Fisioterapia.
Segundo o vereador pessebista, a solicitação da Pestalozzi e da Apae de manutenção do convênio, através da cedência de profissionais, é fundamental para que não haja prejuízo, tanto para as famílias assistidas, como para os profissionais de educação que possuem cursos de qualificação e formação continuada nas múltiplas deficiências.
Sergio Nogueira conclamou todos os colegas vereadores para um unir forças e respaldar a solicitação das instituições. “Se necessário for, utilizaremos nossos carros e auxiliaremos o transporte dos profissionais e familiares para participarem da Audiência Pública ‘Fortalecimento da Educação Especial em Mato Grosso do Sul’ na Assembleia Legislativa de MS”, garante.
Ainda como demonstração de apoio, o vereador Sergio Nogueira está colaborando na coleta de assinaturas da sociedade para a realização da Audiência Pública e fará uma Moção Legislativa de Apoio, contando com a assinatura de todos os vereadores, pela luta contra essa redução, no sentido de assegurar que o aluno com deficiência tenha garantia de seus direitos à educação.
Quem puder colaborar com as assinaturas, poderá procurar a Câmara Municipal ou a Associação Pestalozzi, localizada à rua Dom João VI, 905 - Jardim Ouro Verde.