Projeto de Sergio Nogueira regulamenta disponibilização de cardápios em Braille

08/03/2013 21h05 - Atualizado em 08/03/2013 21h05

Por: Sarah

Acessibilidade significa disponibilizar informação e serviços em diversos formatos para que todos possam compreender. Pensando nisso, o vereador Sergio Nogueira (PSB) apresentou na Câmara Municipal, um projeto de lei que regulamenta aos estabelecimentos comerciais que atuam direta ou indiretamente na área gastronômica, disponibilizar cardápios em Braille para deficientes visuais, com informações paralelas ao cardápio convencional.

Conforme o vereador, “o objetivo é tornar obrigatório a disponibilização, em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e similares, de cardápios em Braille, com todas as informações pertinentes”. Sergio Nogueira lembra que “os dados do IBGE divulgados no ano de 2012, referentes à pesquisa realizada, só no Estado de Mato Grosso do Sul, 16,72% da população apresenta alguma disfunção visual, sendo que, deste número, 68,4 mil possuem grande dificuldade e 4,9 mil são cegos”.

Há cerca de 1.300 deficientes visuais em Dourados, que merecem uma atenção especial. O pastor Nivaldo Manoel dos Santos é um exemplo e comemora a iniciativa do Projeto de Lei. Para ele, “como um deficiente visual que, de repente, tem um problema na fala ou na audição, o que ele vai fazer para pedir uma refeição no restaurante? Como o garçom vai atendê-lo? Essa iniciativa do braile é muito boa, porque para o deficiente visual, o olho é a ponta do dedo”.

O vereador Sergio acredita que, “as dificuldades enfrentadas pela pessoa portadora de deficiência visual devem ser identificadas e superadas, no que for possível, pelos poderes públicos, pois acabam limitando sua mobilidade, liberdade, autonomia e, consequentemente, sua qualidade de vida”.

“Em Dourados nós temos um núcleo de apoio que pode, inclusive, ajudar os empresários, o comércio na elaboração desse cardápio sem trazer nenhum custo excessivo que talvez seria a preocupação dos donos de bares, lanchonetes e restaurantes”, garante Sergio Nogueira.


Vereador Sergio Nogueira conversa com o Pr. Nivaldo e esposa sobre o Projeto de Lei

Anterior
Anterior

Inauguração PSF Altos do Indáia e Altos Monte Alegre

Próximo
Próximo

Sergio Nogueira defende a Educação como uma de suas principais bandeiras de atuação