Audiência Pública defende ações para trazer os jovens para a escola
25/11/2013 09h10 - Atualizado em 25/11/2013 09h10
Por: Sarah
Em Mato Grosso do Sul há 139.678 jovens de 15 a 17 anos. Desses, 110.987 frequentam a escola e 28.691 estão fora da escola, segundo dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE 2010. Como forma de mobilizar a sociedade sobre a importância de mover ações para levar os jovens para escola, o vereador Sergio Nogueira (PSB) solicitou a realização da Audiência Pública “Todo Jovem na Escola”, que será acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal de Dourados.
Segundo o vereador, que é presidente da Comissão Permanente de Educação, “20,5% estão fora da escola, precisamos nos empenhar na campanha de trazer os jovens para a escola. Mesmo com diversos programas de incentivo do governo, como o Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, o Avance Mais, a Educação Profissional e o Projovem Urbano, vimos que precisamos criar outras alternativas contra a evasão escolar”.
A Audiência Pública foi solicitada pelo professor Darcizio Rodrigues de Morais, presidente do Conselho da Unidade Escolar do Estado (Coune). “O professor nos encaminhou um ofício e eu solicitei que fizéssemos o evento na Câmara com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto a importância da educação em todas as fases da vida humana. Um jovem fora da escola é um prejuízo social enorme, com reflexos na autoestima, na constituição familiar e também na economia pois reduz a possibilidade e campos de trabalho”, explica Sergio Nogueira.
Sob o tema “Todo Jovem na Escola”, a Audiência Pública contará com palestras do Dr. Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa - promotor de Justiça da Vara da Família e da professora Cheila Vendramin – secretária adjunta de Educação de MS, e ainda, debates sobre o assunto. Toda a comunidade está convidada para comparecer no dia 29 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal de Dourados.