Audiência Pública busca debater conscientização sobre guarda compartilhada e alienação parental

28/04/2016 13h50 - Atualizado em 28/04/2016 13h50

Conforme Sergio Nogueira, o avanço do índice de divórcios e da constituição de famílias que se formam sem a presença no mesmo lar de pai e mãe, tem provocado diversos efeitos sobre os filhos enquanto crianças e adolescentes, que podem ser diminuídos a partir de adequada conscientização.

Por: Sarah Gonçalves

Na próxima sexta-feira, 29, a Câmara Municipal de Dourados realizará a Audiência Pública "Guarda Compartilhada como Instrumento de Prevenção à Alienação Parental na Formação Integral da Criança e do Adolescente". O evento, que tem a proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB), é aberto ao público e iniciará às 19h.

Nos processos de divórcio em que não há consenso, a maioria dos pais acaba usando os filhos para tentar prejudicar o ex-parceiro, segundo relatos de magistrados. Essa prática passou a ser formalmente vedada no Brasil quando foi sancionada a Lei da Alienação Parental, que fala da "interferência na formação psicológica" para que o filho "repudie genitor" ou "que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos".Conforme Sergio Nogueira, o avanço do índice de divórcios e da constituição de famílias que se formam sem a presença no mesmo lar de pai e mãe, tem provocado diversos efeitos sobre os filhos enquanto crianças e adolescentes, que podem ser diminuídos a partir de adequada conscientização.

No regime de Guarda Compartilhada, os pais compartilharão as atribuições relacionadas ao filho, que poderá conviver com ambos. "Estatísticas da Associação de Pais e Mães Separados (Apase), apontam para que as crianças que sofrem por um dos genitores, a Alienação Parental do outro genitor, ficam mais vulneráveis a distúrbios psicológicos diversos, como depressão, pânico, ansiedade, baixa autoestima, dificuldade em manter sociabilidade, entre outros", destaca o parlamentar.

Para combater este fenômeno, Nogueira acredita na ampla conscientização do papel a ser desempenhado pelos pais como educadores e formadores da personalidade, caráter e identidade dos filhos.

A Audiência Pública contará com palestra do Dr. José Antônio Alencar – promotor de Justiça de Dourados, com atuação nos feitos concernentes à família e sucessão, e como debatedores estarão presentes o Dr. Dênis Colares – membro da Comissão de Infância do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Silvia Mara Pagliuzo Muraki – psicóloga jurídica e Dr. Robson Moraes dos Santos – coordenador Projeto "ECA nas Escolas" da Unigran.

O vereador Sergio Nogueira foi o propositor do Projeto de Lei, já aprovado pela Câmara de Vereadores neste mês de abril, que institui no calendário de eventos do município, a Semana Municipal de Conscientização da Importância da Guarda Compartilhada e da Prevenção da Alienação Parental, a ser realizada anualmente na semana em que constar o dia 25 de abril, que é o Dia Internacional da Conscientização da Alienação Parental.


Sergio Nogueira propõe realização de Audiência Pública na Câmara Municipal no dia 29, às 19h

Anterior
Anterior

Audiência Pública sobre Guarda Compartilhada lota plenário da Câmara

Próximo
Próximo

Sergio Nogueira apoia ações para conscientização sobre o Autismo