Sergio Nogueira e o Exército

O que aprendi como Oficial do Exército Brasileiro?

Pastor Sergio Nogueira

Sou Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, tendo servido na ativa durante aproximadamente sete anos.

As Forças Armadas são as instituições mais confiáveis aos olhos da população brasileira, e os motivos para tal credencial são inúmeros. Por esta razão, é o lugar mais adequado para ensinar uma das lições mais importantes da vida: o amor pela pátria.

É preciso batalhar todo dia, toda hora, pois em tempos de paz, o heroísmo é feito por ações cotidianas, algumas, inclusive, anônimas. Morrer pela pátria, se necessário for, é um ato de bravura, mas, mais nobre ainda é viver uma vida inteira por ela.

Ali entendi que o objetivo maior do Exército é garantir a paz entre os povos e que por isto, um soldado não luta por si, antes por todo o seu povo, por que não dizer, por toda a humanidade. Não se esforça simplesmente porque sabe que é possível vencer, antes porque é preciso lutar.

É preciso lutar contra aqueles males que tanto afligem nossa gente. A desigualdade social, os problemas na área da saúde, a educação deficitária, a violência, a dependência química, entre inúmeros outros inimigos, cobram de nós posicionamento contínuo de batalha.

Há quem pergunte se outro mundo é possível. Acredito que outro mundo é necessário. Somos um país em desenvolvimento, onde quase tudo está em construção. Será o nosso trabalho, as nossas ideias e ações, o nosso comprometimento como soldados nesta luta, o que dará uma nova história à nossa terra, com uma face mais humana, justa e solidária.



Anterior
Anterior

Falece o missionário e professor de teologia Gordon Stanley Trew

Próximo
Próximo

Quem é o VEREADOR?