Aprendendo Ecologia e Sustentabilidade com os Filhos

12/09/2013 22h16 - Atualizado em 12/09/2013 22h16

Por: Sarah

No tocante aos desafios ambientais de nossa época, vejo raios de luzes em meio à escuridão. Se de um lado, identificamos a exploração predatória e desenfreada do planeta, por outra via, uma nova geração de crianças, jovens e adultos tem se mostrado cada vez mais conscientizadas em prol da defesa do meio ambiente.

Nesta ‘corrente do bem’, assisti neste fim de semana com a família, a animação LORAX – em busca da Trúfula Perdida. Além de boas doses de gargalhadas, também um nó na garganta provocada por sua proposta de reflexão!

Na película, um adolescente - que mora em uma cidade onde tudo é artificial, de plásticos e metais coloridos que imitam a natureza - está apaixonado por uma garota que tem um sonho: ter uma árvore de verdade. Ele sequer sabia de que existiam árvores assim, mas, para agradar a menina de seus sonhos, sai da cidade em busca da última árvore perdida. Lá fora, ele encontra um homem angustiado e arrependido, por ter sido o responsável pela destruição da natureza, mas que ainda possui uma última semente de árvore, capaz de restaurar tudo. Para adquiri-la, no entanto, o garoto ouve como as florestas foram destruídas pela ganância humana, pela busca desenfreada de lucros que se dá sem o devido respeito para com o meio ambiente.

Conclusão: recomendo a todos! Assistam com seus filhos, vai valer a pena. Quando nos conscientizamos da destruição das florestas, da poluição de rios, da produção de lixo sem a devida reciclagem, da péssima condição do ar em cidades grandes, da diminuição gradativa mas rápida dos recursos naturais, uma sensação de urgência vai se instalando em nós.

Como vereador, procuramos o tempo todo por alternativas de preservação ambiental. Precisamos mudar de paradigma e de hábitos quanto ao consumismo, quanto à forma de exploração dos recursos naturais e quanto ao destino do lixo que produzimos. O que pode ser feito? Gostaria de contar com a sugestão de todos que estão lendo este artigo. Venha somar comigo na busca de alternativas e soluções para uma existência sustentável.

Vereador Sergio Nogueira





Anterior
Anterior

Dourados realiza 17ª Marcha para Jesus, dia 28 de setembro

Próximo
Próximo

Sergio Nogueira defende permanência de financiamento da Educação Especial